segunda-feira, 1 de outubro de 2012

NORMAS PARA JET SKI



                                                        NORMAS PARA JET SKI

Essas embarcações possuem, normalmente, propulsão a jato d’água e chegam a desenvolver velocidades de até 30 a 40 nós. Sua manobrabilidade está condicionada a vários fatores, tais como o estado e as condições da água e do vento e, principalmente, à habilidade e prática do condutor com o tipo de máquina.
Os modelos existentes são diferentes quanto ao equilíbrio e o movimento necessário para se manter estável. Com todas essas características e possibilidades torna-se necessária a adoção de determinadas medidas preventivas de segurança.

Visibilidade - A visibilidade do condutor de moto-aquática é prejudicada no setor de vante em função da inclinação da embarcação e dos respingos d’ água e nos demais setores pela própria velocidade da embarcação. Recomenda-se cautela adicional ao condutor de moto-aquática, em face das restrições de visibilidade descritas.
Reboque - Em face das diversas peculiaridades e restrições de segurança apresentadas pela moto-aquática é proibido o emprego deste tipo de embarcação para reboque, seja de outra embarcação, de pessoas praticando esqui aquático ou similares. Somente será autorizada a utilização para reboque pelas moto-aquáticas a partir de 3 (três) lugares ou por aquelas empregadas no serviço de salvamento da vida humana.
Advertência - é obrigatório o uso de placa ou adesivo junto à chave de ignição da moto-aquática, alertando o usuário quanto a obrigatoriedade do condutor ser habilitado, no mínimo, em motonauta.

Equipamentos de Segurança
a) São obrigatórios os seguintes equipamentos:
1) colete salva-vidas, classe II, III ou V, homologado pela DPC. Os coletes importados devem estar homologados pela Autoridade Marítima do país de origem com base em requisitos no mínimo equivalentes ao exigido pelos regulamentos nacionais e, também, sejam homologados pela DPC.
2) chave de segurança atada ao pulso, ao colete ou a qualquer outra parte do condutor, de forma que ao se separar fisicamente da embarcação em movimento a propulsão seja desligada automaticamente, ou reduzida a aceleração da máquina.

b) É recomendável o uso de óculos protetores e luvas.

Fique de Olho
Não ceda ou alugue o seu jet-ski a pessoas que não possuem habilitação e lembre-se:para pilotar jet-ski, o condutor terá que ser habilitado, no mínimo, como motonauta, cuja habilitação só poderá ser permitida aos maiores, a partir de 18 anos de idade. Portanto, ceder o Jet-Ski a menores de 18 anos é infração grave, com enquadramento no Art. 12 do Decreto 2.596 de 18 de maio de 1998 (RLESTA), que prevê multa de até R$ 2.000,00, Art. 23 inciso VIII, da mesma lei, que prevê multa de até R$ 800,00, além de suspensão da Habilitação do cedente até 30 dias, quando não constituir crime previsto em lei.

Anote Aí
 
Para sua Segurança
1. É obrigatório o uso de colete salva-vidas e chave de segurança amarrada ao pulso ou colete, quando estiver pilotando o jet-ski.
2. Mantenha alguém informado da sua intenção ao sair com o Jet. Se você não regressar, alguém providenciará auxílio e fornecerá as informações necessárias à sua rápida localização.
3. Não navegue à noite. Jet-Ski não tem luzes, rádio., nem pirotécnicos de sinalização. Será muito difícil localizá-lo se ocorrer uma avaria no motor.
4. Não pilote alcoolizado. Você será um perigo flutuante, pronto para causar acidentes., pondo em risco a sua integridade física e a dos outros.
5. Observe as recomendações do fabricante quanto à manutenção do seu Jet-Ski. Uma pane longe da praia poderá deixá-lo em situação difícil.


Para Segurança de Outros
1. Esse tipo de embarcação deve navegar, obrigatoriamente a uma distância mínima de 200 metros da praia.
2. Não é proibido se dirigir a praia, mas quando o fizer, navegue perpendicular a mesma e na menor velocidade possível, cerca de 3 nós, assim será pequena a probabilidade de acidentes envolvendo banhistas.
3. Reduza a velocidade em área de apoio, rampas, marinas flutuantes, etc.
4. Não faça manobras radicais nas proximidades de embarcações fundeadas ou atracadas. As ondas provocadas pelo Jet-Ski poderão causar avarias nas outras embarcações.
As pranchas motorizadas seguem as mesmas regras exigidas para jet-ski, e seu condutor deve habilitar-se, no mínimo, na caegoria de Motonauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário